IMPORTANTE “CRIAR UM BOM BALNEÁRIO”


Campeão nacional (2006/07) …e campeão nacional (2008/09). Pelo meio (2008/07), um 4.º lugar nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs) – futebol 11. É caso para dizer que João Moreira “chegou, viu e venceu.” Uma semana de treinos bastou para, na época de estreia, levar o IPLeiria à fase final dos CNUs. Resultado: a equipa foi campeã nacional, num percurso só com vitórias, proeza “fotocopiada” este ano. Segue-se a missão Wrocław.

“Cansei-me de passar, durante muitos anos, os domingos fora de casa”, explica o técnico do IPLeiria, João Moreira, que – diz – ter vindo a rejeitar, ano após ano, convites de clubes do distrito de Leiria. Aos 52 anos, futebol só no IPLeiria, que “é um viveiro de jogadores.”

Após uma semana de treinos (3), o balanço é positivo. “O objectivo é criar espírito de grupo. Criar um bom balneário”, refere, acrescentado que é “difícil fazer melhor, quando eles [jogadores] têm exames e ainda os treinos nos seus clubes.”

Seguir-se-á mais uma semana de treinos – 13, 15 e 16 Julho, no Campo do G.D.R. Boavista, Leiria –, para “estarmos juntos” e para “explorar o melhor de cada um deles”. Depois, a comitiva rumará a Wrocław, Polónia, para o Campeonato Europeu Universitário de Futebol, onde o IPLeiria tentará fazer melhor que o 8.º lugar, classificação obtida em 2002/03 e 2006/07.

Percurso do mister
“Trinco ou central” foram as posições que João Moreira ocupou, dentro de campo, até aos 37 anos, altura em que “pendurou as botas”. Recorda, com nostalgia, o percurso enquanto “jogador/treinador, em França, onde subimos quatro anos seguidos.” Seguiram-se funções de técnico, em clubes como o Condestável, Batalha (onde reside), Portomosense (III Divisão – adjunto) ou Juncalense, o último que treinou, antes de rumar ao IPLeiria, em 2006/07. Para além dos dois títulos nacionais universitários, conta ainda com alguns de âmbito distrital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário